17 de setembro de 2010

Doces Sonhos 2006

Um mundo lúdico de cores e fantasias, onde o universo infantil é subvertido em uma atmosfera melencólica e sedutora. Através de composições visuais de elementos imaginários, como jujubas e doces palhaços que mesma assim assustam, as imagens narram histórias onde o sensível, a realidade e a fantasia se encontram.

Edição e manipulação: Mariáh Marques
Produção e fotografia: Bruna Klim
14.10.2006



Minha querida amiga de faculdade Márcia Bony, sempre interessada por meus trabalhos, cria textos críticos para cada um deles. Só tenho a agradecer.

“DOCES SONHOS”

Através da fotografia, a artista Mariáh Marques procura disfarçar do espectador os sentimentos negativos de uma infância subversiva. Imagens muitas vezes manipuladas refletem o perturbador, porém camuflado por trás da quase pureza infantil e uma assustadora melancolia se confundem às cores e fantasias deste mundo lúdico. “Doces Sonhos” procura transportar o público ao período de meninice por entre elementos específicos, arriscando certa feminilidade, como fitas, balas e as próprias cores, porém disfarçando primorosamente o lado sombrio que aflige muitas crianças nesta fase. É o caso de Loretta Lux, fotógrafa norte-americana, que utiliza o lado mais lúgubre para transmitir essa sensação de desconforto em relação às suas obras. Transmite em seus trabalhos o enfrentamento com a frieza infantil, exibindo, assim, imagens mórbidas e deprimentes. Impossível deixar de notar, nas composições visuais de Marques, o colorido e a brincadeira no universo lúdico onde obtém como conseqüência a união entre o sensível, a realidade e a fantasia.

Márcia Bony


Gueixa


Cuidando


Devora-te


Ilícita


Bico


Over


Intupiu


Gula


Metade de mim


Beju


Silêncio


Em foco


Não tão bem


Boneca Suicida


Só... Com a bola


Amarelou


De encontro


Psicodélico


Caricatera


Chupada


Boneca Suicida


Regime de arco-íris


Teoria das cores



Mascarada

Nenhum comentário:

Postar um comentário