Um mundo lúdico de cores e fantasias, onde o universo infantil é subvertido em uma atmosfera melencólica e sedutora. Através de composições visuais de elementos imaginários, como jujubas e doces palhaços que mesma assim assustam, as imagens narram histórias onde o sensível, a realidade e a fantasia se encontram.
Edição e manipulação: Mariáh Marques
Produção e fotografia: Bruna Klim
14.10.2006
Minha querida amiga de faculdade Márcia Bony, sempre interessada por meus trabalhos, cria textos críticos para cada um deles. Só tenho a agradecer.
“DOCES SONHOS”
Através da fotografia, a artista Mariáh Marques procura disfarçar do espectador os sentimentos negativos de uma infância subversiva. Imagens muitas vezes manipuladas refletem o perturbador, porém camuflado por trás da quase pureza infantil e uma assustadora melancolia se confundem às cores e fantasias deste mundo lúdico. “Doces Sonhos” procura transportar o público ao período de meninice por entre elementos específicos, arriscando certa feminilidade, como fitas, balas e as próprias cores, porém disfarçando primorosamente o lado sombrio que aflige muitas crianças nesta fase. É o caso de Loretta Lux, fotógrafa norte-americana, que utiliza o lado mais lúgubre para transmitir essa sensação de desconforto em relação às suas obras. Transmite em seus trabalhos o enfrentamento com a frieza infantil, exibindo, assim, imagens mórbidas e deprimentes. Impossível deixar de notar, nas composições visuais de Marques, o colorido e a brincadeira no universo lúdico onde obtém como conseqüência a união entre o sensível, a realidade e a fantasia.
Márcia Bony
Gueixa
Cuidando
Devora-te
Ilícita
Bico
Over
Intupiu
Gula
Metade de mim
Beju
Silêncio
Em foco
Não tão bem
Boneca Suicida
Só... Com a bola
Amarelou
De encontro
Psicodélico
Caricatera
Chupada
Boneca Suicida
Regime de arco-íris
Teoria das cores
Mascarada
Nenhum comentário:
Postar um comentário